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MESAS-REDONDAS

Tupi or not tupi - infância e antropofagia
Silvio Gallo -  Universidade Estadual de Campinas
Antonio Miguel - Universidade Estadual de Campinas
Magda Pucci – Universidade de Leiden
Ana Lúcia Goulart de Faria - Universidade Estadual de Campinas
Resumo: Em 2018 o Manifesto Antropofágico de Oswald de Andrade completa 90 anos. A partir de diferentes perspectivas inspiradas em extensões metafóricas canibais do substantivo antropofagia e do verbo deglutir, o propósito da mesa Tupi or not tupi: infância é o de desconstruir dicotomias do tipo línguas versus linguagens, conhecimento versus linguagem, corpo versus mente e natureza versus cultura

Filosofia, política e literatura
Daniel Lins - Universidade Federal do Ceará
Evando Nascimento - Universidade Federal de Juiz de Fora
Marcus Novaes - Universidade Estadual de Campinas
Resumo: Daniel Lins e Evando Nascimento problematizarão nuanças das correlações entre literatura e política. Haveria um força política no que chamamos Literatura? Como poderíamos pensar junto a filósofos, como Gilles Deleuze e Félix Guattari, um devir- minoritário da Literatura que lampeje signos de "um povo que falta"? Como exemplos excepcionais de Fernando Pessoa, Clarice Lispector, Esopo e Jorge Luís Borges poderiam também propor contrapontos literários a uma visão biopolítica e revalorizar outras formas de vida, para além de uma visão humanista?

Teatro, educação e as vidas dissonantes
Wladilene de Sousa Lima - Universidade Federal do Pará
Kelly Cristina Fernandes - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Renata Ferreira - Universidade Federal de Tocantins
Resumo: Múltiplas são as possibilidades da composição de uma obra poética na pesquisa em arte. A conversa colocará em estado de atenção um teatro social dos afetos e modos de invenção de dispositivos poéticos gerados em processo de criação de obras artísticas. A mesa pretende mobilizar e brincar com os pensamentos capturados no sentido de composição de planos de consistência da obra.

Cinema, leitura e formação
Fabiana Amorim Marcello - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Inês Assunção de Castro Teixeira - Universidade Federal de Minas Gerais
Carlos Eduardo Albuquerque Miranda - Universidade Estadual de Campinas
Resumo: Cinema e leitura, práticas dissonantes que formam e deformam percursos vivos, se aliam e se desaliam em encontros e despedidas. Ver e ler são invenções de mundos. A literatura e os filmes, conjugam e se conjugam, namoram e se despendem, dentro e fora da escola. Pensemos, então, nas potências da leitura na formação com o cinema e a potência dos filmes na formação do leitor.

Escritas ficcionais e formação de professores
Giovana Scareli - Universidade Federal de São João Del Rei
Luciano Bedin da Costa - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Wenceslao Machado Oliveira Jr. - Universidade Estadual de Campinas
Resumo: O que estudantes e professores têm produzido nas licenciaturas? Crônicas, contos, poemas, ensaios... Escritas que partem de acontecimentos vivenciados nos estágios e que buscam uma sabotagem identitária a tal ponto em que se desvaneça qualquer idealidade ou culpa. O imprevisto como força para se constituir matéria viva para encontros intensivos no corpo-escrita dos estudantes e professores.

Humor e Literatura
Flávio de Souza - escritor
Rosana Rios - escritora
Alda Romaguera - Universidade de Sorocaba
Resumo: Rosana Rios e Flávio de Souza virão ao 21o COLE e conversarão com o público sobre o humor e a literatura. Muitos pensadores, como Platão, Aristóteles, Hobbes e Bergson, diferiram quanto ao papel que o humor representaria em nossa vida. Mas e quando um escritor se dispõe a escrever de forma humorística, o que muda na relação entre palavras e ideias? Como pensar essa relação com a expectativa de um público? Os dois escritores, conhecidos por comporem com o humor em suas obras, trarão diferentes perspectivas de como trabalhar o humor e a escrita literária. Ambos publicaram diversos livros e, muitos deles encontram-se dedicados aos públicos infantil e infanto-juvenil.

É preciso falar sobre os vencidos: educação e leitura na história de setores populares
Atilio Bergamini Junior - Universidade Federal do Ceará
Giselle Martins Venâncio - Universidade Federal Fluminense
Alexandro Henrique Paixão - Universidade Estadual de Campinas
Resumo: "Reunimos aqui estudiosos da história, literatura e sociologia, para discutir, primeiro, por que personagens “letrados” advindos das camadas menos favorecidas da sociedade brasileira oitocentista não entraram para o rol dos “vencedores” da história da cultura nacional, mesmo tendo vencido um dos grandes problemas estruturais do século XIX: o analfabetismo; segundo, quem são esses “vencidos” e que vestígios ficaram aguardando novas interpretações dessa “história advinda dos debaixo”.

A voz da mulher indígena na literatura e na aldeia
Olívio Jekupé - escritor guarani
Denizia Kariri Xocó - escritora
Kunumi MC – rapper, escritor e ativista indígena
Geni Vidal Lima Guarani - liderança guarani
Resumo: Mulheres indígenas, escritoras e lideranças, discutirão a cultura de seus povos e a literatura nativa procurando evidenciar a vida cotidiana numa comunidade e os desafios do movimento indígena nos tempos atuais seja no movimento político como literário.

A palavra e a imagem como expressão de arte nos livros para crianças e jovens: poesia e ilustração
Maria Beatriz Serra - FNLIJ
Leo Cunha - escritor
Graça Lima - ilustradora
Resumo: A proposta da mesa é reiterar a importância do aspecto artístico dos livros para a formação. Os convidados da mesa, ambos ganhadores de Prêmios da FNLIJ, e professores universitários, discutirão a potencialidade das relações entre palavra e imagem na criação literária. A FNLIJ Brasil , organizadora da mesa, comemora 50 anos promovendo e divulgando livros de qualidade para crianças e jovens.

A voz negra: a palavra, o corpo e a rua
Mel Duarte – poeta, slammer e produtora cultural
Mestre Marquinhos Simplício – Centro Cultural Crispim Menino Levado
Alik Wunder – Universidade Estadual de Campinas
Resumo: Mel Duarte é poeta, slammer e produtora cultural e possui livros publicados de forma independente. Mestre Marquinhos é contador de histórias, mestre de capoeira e pesquisador da cultura afro-campineira. A mesa propõe um encontro performático e literário entre os dois artistas que lidam com a palavra poética encarnada no corpo e trazem a força dissonante das vozes e sons dos negros e negras.

Palavras Andantes: ensino de leitura...antologia comemorativa
Ezequiel Theodoro da Silva – Universidade Estadual de Campinas
Maria do Rosário Mortatti  - UNESP
Esméria de Lourdes Saveli Sec. Municipal de Educação/ Ponta Grossa/PR
Resumo: "Mesa-redonda que reúne autores da antologia Palavras Andantes: ensino de leitura, a ser lançada no Cole, em comemoração à publicação do n.º 70 da revista Leitura: Teoria & Prática, publicação da Associação de Leitura do Brasil (ALB). Os convidados abordarão o tema do ensino de leitura, tomando por base os textos de sua autoria que foram selecionados para a antologia".

Quem tem medo do(a) professor(a): as reformas curriculares contemporâneas no Brasil
Maria Luiza Sussekind - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Antonio Carlos Rodrigues de Amorim - Universidade Estadual de Campinas
Maurício Ernica - Universidade Estadual de Campinas
Resumo: Serão apresentadas análises e interpretações, sob diferentes pontos de vista teóricos e das experiências de trabalho docente e de pesquisa, que abordem e permitam discussões sobre tensionamentos entre a proposta de docência como criação nos cotidianos escolares e tendências mais conservadores, em vários âmbitos sociais, incluindo o governo federal brasileiro, que defendem a prescrição curricular.

Temas polêmicos na literatura: a necessária presença na escola
Nilma Lacerda – Universidade Federal Fluminense
Fabíola Farias – Movimento por um Brasil Literário
Anna Maria Rennhack– escritora, editora e agente literária
Resumo: Com olhar multifocal, Anna Rennhack, Fabíolas Farias e Nilma Lacerda conversam sobre os temas polêmicos na literatura – o mal, a morte, a sexualidade, as visões religiosas –, que precisam estar presentes na escola. Considerados ousados ou perigosos, são assuntos que se ocupam de nossa humanidade e ofertam a leitores de qualquer idade vias essenciais para gerar respostas aos enigmas da existência.