22 a 25 de Julho de 2014
INSCRIÇÕES ONLINE DE MINICURSOS ENCERRADAS. PODERÃO SER REALIZADAS PRESENCIALMENTE NA SECRETARIA DO EVENTO NOS DIAS 23 E 24/07/14 SE HOUVER VAGAS.
As inscrições em minicursos terão início no dia 02 de Junho. Para se inscrever, acesse sua Área Restrita no site e selecione o minicurso desejado.
Cada pessoa inscrita no 19º Cole poderá se inscrever em 01 (hum) minicurso exclusivamente. As vagas são limitadas.
Minicursos - dia 25.07 às 9h
Constatar-cotejar-transformar - a teoria na prática (LOTADO PARA INSCRIÇÃO ONLINE)
Ezequiel Theodoro da Silva (Faculdade de Educação - Universidade Estadual de Campinas)
Leitura literária, vocalidade poética e escuta do corpo (LOTADO PARA INSCRIÇÃO ONLINE)
Eliana Kefalas Oliveira (Faculdade de Letras - Universidade Federal de Alagoas)
Saquinho de relíquias: um traçado poético e lúdico aos nossos núcleos internos de infância (LOTADO PARA INSCRIÇÃO ONLINE)
Priscila Candeloro Hermínio (Pesquisadora de brinquedos populares e Professora de educação infantil da Prefeitura Municipal de Paulínia-SP)
Quando a palavra não cabe na escrita: Vivência em Pedagogia Griô (LOTADO PARA INSCRIÇÃO ONLINE)
Henrique Dutra (Mestrando da Faculdade de Educação – Universidade Estadual de Campinas)
Ensinar como acontecimento: professor vírus (LOTADO PARA INSCRIÇÃO ONLINE)
Renata Lima Aspis (Faculdade de Educação - Universidade Federal de Minas Gerais)
Margens (in)certas da Leitura: o leitor e o(s) outro(s) (LOTADO PARA INSCRIÇÃO ONLINE)
Lila Cristina Guimarães Vanzella (USEFAZ-Escola/CIEI FEUSP) e Lúcia Maria Marques Gama Lacaz (Doutorado em Linguística Aplicada – Unicamp)
Gênero e sexualidades infantis: as possibilidades de (mul)triplicar margens (in)visíveis, (in)tangíveis na educação (LOTADO PARA INSCRIÇÃO ONLINE)
Ana Lúcia Goulart de Faria (Faculdade de Educação - Unicamp - (Faculdade de Educação - Unicamp - GEPEDISC-culturas infantis) e Alex Barreiro (pesquisador dos grupos GEISH e GEPEDISC-culturas infantis – Faculdade de Educação - Unicamp)
Leitura: aprendizagem e formação do leitor. Processos cognitivos e metacognitivos (LOTADO PARA INSCRIÇÃO ONLINE)
Sylvie Delacours – Lins (Universidade Federal do Ceará)
As tradições africanas em narrativas infantis e juvenis (LOTADO PARA INSCRIÇÃO ONLINE)
Maria Carolina de Godoy (Universidade Estadual de Londrina)
O valor e os efeitos dos paratextos nos livros de literatura para crianças (LOTADO PARA INSCRIÇÃO ONLINE)
Beatriz dos Santos (Instituto de Letras - Universidade Federal Fluminense) e Margareth Silva de Mattos (Professora de Ensino Básico da Universidade Federal Fluminense)
A Análise Narrativa na Pesquisa sobre Aprendizagem e Desenvolvimento Profissional Docente (LOTADO PARA INSCRIÇÃO ONLINE)
Dario Fiorentini (Faculdade de Educação - Unicamp) e Vanessa Moreira Crecci (Doutoranda Faculdade de Educação - Unicamp)
Ver de perto: despertando a consciência ambiental através de vivênvias e leituras sem margens
Edna Scola Klein (Especialista em Danças Circulares – UNIPAZ) e Maria Ângela de Melo Pinheiro (Professora CEPROCAMP - Campinas)
Leitura verbo-visual de textos de divulgação científica na Educação Básica (LOTADO PARA INSCRIÇÃO ONLINE)
Clecio Bunzen (Unifesp/Universidade Federal de São Carlos) e Márcia Mendonça (Universidade Estadual de Campinas)
Tecnologia em sala de aula: uma proposta de linguagem para produção de animação (LOTADO PARA INSCRIÇÃO ONLINE)
Cristiane Degrecci Turrini (Professora da Prefeitura Municipal de Campinas, Mestre em Educação - Unicamp) e Karla Isabel de Souza (Pós-doutora em Educação)
Literatura Infantil/Juvenil Contemporânea: além das margens e imagens(LOTADO PARA INSCRIÇÃO ONLINE)
Adriana Falcato Almeida Araldo (Mestre pela USP) e Andrea Castelaci Martins (Professora do Fundamental II, Mestre pela USP)
Caiu na rede é texto! – o trabalho com leitura em tempos de Internet (LOTADO PARA INSCRIÇÃO ONLINE)
Giovana Flávia de Oliveira (Professora na Rede Municipal de São Sebastião, SP e Doutoranda da PUC-SP) e Manuella Lisboa Gomes da Silva (Professora da Rede Municipal de São Sebastião, SP)
Leituras sobre o Cárcere
Luziêt Maria Fontenele Gomes (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia)
Literatura infantil nas aulas de matemática: recursos de comunicação e de aprendizagem (LOTADO PARA INSCRIÇÃO ONLINE)
Isabele Veronese (Mestranda pela PUC/SP) e Patrícia Cândido (Coordenadora do Mathema - Unesp)
Traços e rastros da periferia: cenas de escrita literária marginal contemporânea
Karina Lima Sales (Universidade Estadual da Bahia) e Ivonete de Souza Susmickat de Aguiar (Mestranda em Letras - Universidade Estadual de Santa Cruz)
Leituras sem margens: os desafios da coordenadora pedagógica na formação dos profissionais da escola (LOTADO PARA INSCRIÇÃO ONLINE)
Heloísa Helena Dias Martins Proença (Coordenadora Pedagógica, pesquisadora do GEPEC-FE - Unicamp), Maria Natalina Farias (Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Educação de Hortolândia (SP), pesquisadora do GEPEC-FE – Unicamp)
Celular na sala de aula: uma alternativa para as práticas de leitura e escrita de textos em tela (LOTADO PARA INSCRIÇÃO ONLINE)
Carlos Alexandre Rodrigues de Oliveira - Mestrando em Educação - UFMG e Docente da Faculdade Novo Rumo e da Universidade Aberta do Brasil (UAB)
Arte Postal: leituras híbridas para além das margens da escrita e da imagem
Ana Paula Trindade de Albuquerque (Mestrado e Doutorado em Educação) e Rosemary Lapa de Oliveira (UNEB -Mestrado em Linguística e Doutorado em Educação/UFBA)
Gesto e expressão: buscando leituras sem margens
Eliana Ayoub (Faculdade de Educação - Unicamp) e Larissa Graner (Coordenadora do Grupo Ginástico - Unicamp)
El papel de las bibliotecas en el acceso a la cultura escrita
Silvia Castrillon (Bibliotecária, Associação de Leitura da Colômbia)
Os direitos das crianças pequenininhas à educação e leitura sem margens
Elina Elias de Macedo e Reny Scifoni Schifino (Grupo de pesquisa GEPEDISC-culturas infantis – Faculdade de Educação - Unicamp)
Minicursos - dia 25.07 às 14h
Constatar-cotejar-transformar - a teoria na prática (LOTADO PARA INSCRIÇÃO ONLINE)
Ezequiel Theodoro da Silva (Faculdade de Educação - Universidade Estadual de Campinas)
Leitura literária, vocalidade poética e escuta do corpo
Eliana Kefalas Oliveira (Faculdade de Letras - Universidade Federal de Alagoas)
Quando a palavra não cabe na escrita: Vivência em Pedagogia Griô
Henrique Dutra (Mestrando da Faculdade de Educação – Universidade Estadual de Campinas)
Teorias e Metodologias de Pesquisa Acerca de Práticas Contemporâneas de Leitura: Interfaces entre Análise do Discurso e História Cultural
Luzmara Cursino (Universidade Federal de São Carlos)
Ensinar como acontecimento: professor vírus
Renata Lima Aspis (Faculdade de Educação - Universidade Federal de Minas Gerais)
Entre pensamentos, ideias e silêncios: lugares imaginários
Ivânia Marques (Mestranda da Faculdade de Educação - Universidade Estadual de Campinas)
Margens (in)certas da Leitura: o leitor e o(s) outro(s)
Lila Cristina Guimarães Vanzella (USEFAZ-Escola/CIEI FEUSP) e Lúcia Maria Marques Gama Lacaz (Doutorado em Linguística Aplicada – Unicamp)
Gênero e sexualidades infantis: as possibilidades de (mul)triplicar margens (in)visíveis, (in)tangíveis na educação
Ana Lúcia Goulart de Faria (Faculdade de Educação - Unicamp - (Faculdade de Educação - Unicamp - GEPEDISC-culturas infantis) e Alex Barreiro (pesquisador dos grupos GEISH e GEPEDISC-culturas infantis – Faculdade de Educação - Unicamp)
As tradições africanas em narrativas infantis e juvenis
Maria Carolina de Godoy (Universidade Estadual de Londrina)
Literatura surda e tradução cultural: uma proposta interdisciplinar na educação básica
Guilherme Silva de Oliveira (Mestrando da Faculdade de Educação - Unicamp) e Vanessa Regina de Oliveira Martins - (Professora da Prefeitura Municipal de Campinas)
A Análise Narrativa na Pesquisa sobre Aprendizagem e Desenvolvimento Profissional Docente
Dario Fiorentini (Faculdade de Educação - Unicamp) e Vanessa Moreira Crecci (Doutoranda Faculdade de Educação -Unicamp)
(Re)Velar-ações: olhares cotidianos sobre o meu meio ambiente por meio da fotografia Pinhole
Jessica Gonçalves de Andrade (Doutoranda da UFBA e Professora da Secretaria de Educação do Estado de Sergipe)
Leitura e Subjetividade: produção de sentidos e singularidade
Carla Maria dos Santos Ferraz Orrú (Doutoranda em Linguística Aplicada - Unicamp)
A afetividade no processo de constituição do leitor(LOTADO PARA INSCRIÇÃO ONLINE)
Sérgio Antônio da Silva Leite (Faculdade de Educação - Universidade Estadual de Campinas)
O ensino da Língua Portuguesa como segunda língua para alunos surdos
Lilian Cristine Ribeiro Nascimento (Faculdade de Educação - Unicamp) e Nelma Cristina de Carvalho Francisco (Professora da Rede Municipal de Ensino de Campinas e Faculdade Anhanguera Educacional)
Caiu na rede é texto! – o trabalho com leitura em tempos de Internet
Giovana Flávia de Oliveira (Professora na Rede Municipal de São Sebastião, SP e Doutoranda da PUC-SP) e Manuella Lisboa Gomes da Silva (Professora da Rede Municipal de São Sebastião, SP)
In-ver-ter - imagens e pensamentos
Luís Marques Martinelli (Artista plástico, trabalha no Museu Universitário/ PUC Campinas)
Biblioteca infantil e leitura literária: acervos, espaços e mediações (LOTADO PARA INSCRIÇÃO ONLINE)
Rafaela Vilela (Mestre em Educação - UFRJ) e Sônia Travassos (Doutoranda em Educação - UFRJ)
A mediação de gêneros textuais em âmbito escolar: reflexões acerca da formação do leitor crítico(LOTADO PARA INSCRIÇÃO ONLINE)
Eliane Aparecida Galvão Ribeiro Ferreira (Unesp) e Odilon Helou Fleury Curado (Unesp)
Impressos efêmeros: fontes à margem. Perspectivas de abordagem a partir da história da educação, da leitura e da propaganda
Maria das Graças Sandi Magalhães (Professora da Faculdade Anhanguera, Grupo Memória FE/Unicamp), Charles de Lima (Professor da Faculdade Anhaguera) e Mario Luiz Gomes (Historiador e pesquisador de almanaques)
Gestão Escolar: trabalho e formação – alguns contornos possíveis para a constituição de um ethos profissional
Cláudia Roberta Ferreira (PUC-Campinas/PARFOR, pesquisadora do GEPEC-FE-UNICAMP), Márcia Alexandra Leardine (Gestora na Fundação Bradesco/Campinas, pesquisadora do GEPEC-FE-UNICAMP)
Infâncias que habitam terceiras margens: resistências...choros, gritos e sussurros
Flávio Santiago (mestre em Educação - Unicamp - grupo GEPEDISC-culturas infantis) e Solange Estanislau dos Santos (doutoranda em Educação-Unicamp - grupo GEPEDISC-culturas infantis)
Celular na sala de aula: uma alternativa para as práticas de leitura e escrita de textos em tela
Carlos Alexandre Rodrigues de Oliveira - Mestrando em Educação - UFMG e Docente da Faculdade Novo Rumo e da Universidade Aberta do Brasil (UAB)
Arte Postal: leituras híbridas para além das margens da escrita e da imagem
Ana Paula Trindade de Albuquerque (Mestrado e Doutorado em Educação) e Rosemary Lapa de Oliveira (UNEB -Mestrado em Linguística e Doutorado em Educação/UFBA)
Ler, levar a ler, defender o direito de ler literatura - O Movimento por um Brasil Literário
Ninfa Parreiras (escritora, pesquisadora de literatura da Fundação Cultural Casa Lygia Bojunga, Rio de Janeiro)